Com duração entre 2 e 12 meses, as ações estão relacionadas com áreas como a cultura, desporto, arte, ambiente e serviço social, explica a organização no site português. Neste momento, existem cerca de 280 vagas.
Os prazos das candidaturas, assim como o número de lugares para cada projeto, dependem do país em questão e da ação que aí está a ser desenvolvida. Os serviços de SVE podem incluir “entre 01 e 30 voluntários que podem trabalhar individualmente ou em vários grupos.”
As ações desenrolam-se em países de todo o mundo. Após a chegada ao destino, o voluntário é acolhido por um promotor, uma figura que o vai ajudar a nível pessoal, linguístico e administrativo, acrescenta a organização.
As atividades não são remuneradas mas os voluntários têm direito a alojamento e alimentação gratuita. O programa assegura ainda “as despesas de viagem entre o local de residência e o local do projeto e respetivo regresso” são asseguradas pela ProAtlântico – Associação Juvenil, lê-se no site.
Em Portugal, o portal do Serviço Voluntário Europeu é gerido pela ProAtlântico – Associação Juvenil, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2001 e com sede em Oeiras, Lisboa.
Clique AQUI para conhecer as vagas disponíveis.