Livrarias com descontos, oficinas para miúdos e graúdos, exposições, leituras. São apenas algumas das atividades que preenchem a 6ª edição do programa Ler em Todo o Lado, que anima o mês de Abril.
Livrarias com descontos, oficinas para miúdos e graúdos, exposições, leituras. São apenas algumas das atividades que preenchem a 6ª edição do programa Ler em Todo o Lado, que, durante o mês de Abril, celebra o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de Abril).
Numa coprodução CML- Bibliotecas de Lisboa (BLX) e a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), o evento Ler em Todo o Lado convida a sair à rua, a ler nas livrarias, a experimentar as bibliotecas, em Lisboa e no resto do país.
São dezenas de eventos dos quais se pode destacar, por exemplo, a Mostra Bibliográfica da Biblioteca Camões, a decorrer durante todo o mês, com a instalação de livros com destaque para os contos de Hans Christian Andersen, entre outros autores de literatura infantil. À volta desta iniciativa, haverá materiais disponíveis para os mais pequenos imaginarem e recriarem as personagens que conhecem das histórias de Andersen.
Outro evento original será a Biblioteca Indie, uma mala carregada de livros e imagens que vai estar, dia 24 de Abril, no jardim da Culturgest, Arco do Cego, com uma biblioteca dedicada exclusivamente às crianças e ao universo cinematográfico Indie. Além dos livros para ler, junto a esta mala será possível participar em oficinas de ilustração e criar uma história gráfica.
No dia 23 de Abril, por exemplo, as Bibliotecas dos Coruchéus e da Penha de França acolhem a oficina “Da ideia ao livro”. Neste encontro, os participantes com a ajuda de de João Marcarenhas, ilustrador, e de Marc Parchow, editor, irão fazer um livro de banda desenhada desde a ideia até ao objeto final, incluindo o lançamento do livro.