A colocação da tecnologia ao serviço do ensino da música no 1º ciclo valeu a João Carlos Ramalheiro, professor de Música português, o primeiro lugar na categoria de Escolha dos Professores da Microsoft Partners in Learning Global Forum 2012.
A colocação da tecnologia ao serviço do ensino da música no 1.º ciclo valeu a João Carlos Ramalheiro, professor de Música português, o primeiro lugar na categoria de “Escolha dos Professores” do concurso Microsoft Partners in Learning Global Forum 2012, que decorreu em Praga (República Checa), de 28 de Novembro a 2 de Dezembro.
A proposta do seu projeto, batizado “Oratio Classroom & the World of Music”, é simples: revolucionar o ensino da música no ensino básico através do uso da tecnologia. Recorrendo a programas informáticos, quadros interativos e exercícios didáticos, este projeto estimula a imaginação das crianças que aprendem os conteúdos da disciplina de uma forma dinâmica e divertida.
O docente, licenciado em Educação Musical pela ESEC e diretor da Academia de Música da Lousã, tem sido apoiado pela Câmara Municipal daquele concelho, no âmbito das políticas de apoio e promoção do empreendedorismo.
O docente, licenciado em Educação Musical pela ESEC e diretor da Academia de Música da Lousã, tem sido apoiado pela Câmara Municipal daquele concelho, no âmbito das políticas de apoio e promoção do empreendedorismo.
A atribuição deste prémio foi feita através da votação de todos os professores que participaram neste concurso internacional que premeia os docentes mais inovadores. No total, cerca de 200 docentes participaram neste evento e escolheram o projeto de João Carlos Ramalheiro como o melhor a nível mundial.
Em comunicado, o diretor-geral da Direção Geral da Educação (DGE), Fernando Egídio Reis, destaca que este prémio revela “o valor e a qualidade dos professores portugueses” e a “integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação na melhoria da qualidade do ensino português”.
No mesmo evento estiveram presentes duas escolas portuguesas, a Escola Secundária de Lagoa (Açores) e o Agrupamento de Escolas de Freixo (Ponte de Lima), que foram reconhecidas como Escolas Inovadoras Microsoft.
Clique AQUI para aceder ao site de Oratio Classroom & the World of Music e AQUI conhecer a candidatura do projeto no site Partners in Learning (em inglês).
[Notícia sugerida por Paula Teixeira e David Ferreira]