Pedro Arezes, professor catedrático da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, acaba de ser distinguido com o prémio internacional “Prever” – Prevenção de Riscos Laborais, do Conselho Geral de Relações Industriais e Ciências do Trabalho (CGRICT) de Espanha. O galardão destaca o percurso ímpar deste investigador no estudo da prevenção de riscos no local de trabalho.
“Sinto-me honrado com este reconhecimento, fruto do trabalho de uma excelente equipa de investigadores com quem colaboro diariamente e do apoio constante e inequívoco da UMinho e da sua Escola de Engenharia”, diz o também diretor do Programa MIT Portugal, que venceu na categoria “Individual”, sendo um dos raros portugueses laureados nos últimos anos.
A distinção foi entregue na Universidade de Córdoba, em Espanha, numa cerimónia presidida pelo respetivo reitor José Carlos Villamandos e pelo presidente do CGRICT, José Andrés Ruiz. Vem na sequência de outros galardões já concedidos ao docente da UMinho, como as medalhas de mérito da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho e da Associação Brasileira de Engenharia Civil e a distinção de honra da Universidade Necmettin Erbakan, na Turquia. Atribuídos desde 1998 em várias categorias, os prémios “Prever” pretendem distinguir anualmente profissionais, empresas ou entidades que se tenham destacado pela sua atividade no âmbito da prevenção dos riscos ocupacionais.
Sobre o laureado
Pedro Arezes, de 45 anos, é investigador convidado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na Universidade de Harvard e diretor do Programa MIT Portugal desde 2016. Na UMinho dirige o Laboratório de Ergonomia e o grupo de investigação em Ergonomia e Fatores Humanos. Coordenou e colaborou em mais de 30 projetos financiados, liderou cerca de 20 estudos e projetos com a indústria, orientou 17 teses de doutoramento e publicou mais 100 artigos em revistas científicas internacionais.
É ainda membro da comissão científica e organizadora de alguns dos principais eventos no âmbito da Ergonomia e da Segurança do Trabalho. Foi palestrante convidado em mais de 100 palestras, metade das quais em países como Argentina, Brasil, Canada, Colômbia, Dinamarca, EUA, Holanda, Perú, Polónia, Reino Unido, Suécia, Turquia, entre outros. É membro fundador e atual vice-presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Higiene e Segurança Ocupacionais e membro da Comissão de Especialização em Engenharia de Segurança da Ordem dos Engenheiros.