O trabalho levado a cabo por uma equipa de investigadores da Universidade da Beira Interior e do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, conta também com a participação de estudantes de Mestrado e Doutoramento.
Centrados na área da natação, os estudos incidem sobre o “processo de treino em natação, tentando compreender de que forma é possível melhorar a performance dos nadadores”, diz Daniel Marinho ao Boas Notícias.
Daniel Marinho e a sua equipa pretendem perceber que factores são determinantes no treino deste desporto aquático, destacando, entre outros, a “melhoria do gesto técnico de forma a aumentar a força propulsiva produzida pelo nadador, o efeito de diferentes programas de treino e a influência da utilização de diferentes equipamentos desportivos como fatos, toucas, óculos”.
As investigações valeram-lhe a distinção de “Melhor Investigador do Ano”, atribuída pela International Society of Swimming Coaching, uma associação ligada à comunidade científica e técnica da natação.
Para o professor da Universidade da Beira Interior, esta homenagem é “um orgulho imenso” e a distinção ao seu trabalho é encarada como “uma forma de dar alento para continuar” a investigar nesta área, confessa.
Daniel Marinho admite que, no futuro, quer continuar a lecionar, mas não pensa em deixar de lado o mundo das investigações. “Será uma combinação de ambas as atividades universitárias, tentando ligar a investigação à docência”, conclui.