Vinhos, azeite e outros produtos portugueses começaram a ser distribuídos, no final de Junho, em 150 supermercados da próspera província chinesa de Zhejiang, na costa leste do país, assinalando o início das operações de uma nova empresa luso-chinesa.
Além de azeite e vinhos, o primeiro contentor levou também café, um produto cujo consumo está a aumentar 20 por cento ao ano na China.
“A distribuição, na China, tem sido um problema e por isso criámos uma empresa de raiz, com um parceiro chinês que é muito ocidentalizado”, disse Rui Oliveira, presidente da Premium European Food Distributors, com sede na cidade de Ningbo (província de Zhejiang), um dos maiores portos da China.
“O primeiro contentor já está todo vendido”, disse à agência Lusa o empresário, engenheiro e gestor do Porto, nascido em 1979 e radicado há três anos naquela cidade chinesa.
Sede de um município com cerca de 7,5 milhões de habitantes, situado a 300 quilómetros de Xangai, Ningbo é uma das cidades mais ricas da China. O seu Produto Interno Bruto per capita ronda os 11.000 dólares, mais de o dobro da média nacional.
A Premium European Food Distributors tenciona vender também produtos da Oceânia e da América Latina e terá ainda uma loja no “Taobao”, o maior portal de comércio online da China, adiantou o empresário.
A constituição daquela empresa, em dezembro passado, ocorreu num bom momento das relações económicas bilaterais: em 2011, as exportações portuguesas para a China cresceram 54,11 por cento, para 1,16 mil milhões de dólares.