Um total de 130 produtores portugueses vão participar numa prova de promoção dos vinhos nacionais no mercado do Reino Unido no próximo dia 5 de Março no RHS Lindley Hall Victoria, em Londres.
Um total de 130 produtores portugueses vão participar numa prova de promoção dos vinhos nacionais no mercado do Reino Unido no próximo dia 5 de Março no RHS Lindley Hall Victoria, em Londres.
A prova anual organizada pela ViniPortugal vai contar com um número recorde de participantes que, de acordo com a organização, revela o forte investimento dos vinhos nacionais no mercado britânico.
O evento insere-se no Plano de Promoção 2014 da associação e tem como principais objetivos apresentar as novidades dos produtores portugueses, detetar novas oportunidades de negócio e fortalecer a presença do vinho protuguês neste mercado.
Segundo a ViniPortugal vão participar na prova cerca de 550 profissionais, entre eles escanções, compradores, jornalistas, críticos de vinho, importadores, operadores do sector especializado, bem como equipas do canal “on-trade”.
À semelhança do que costuma acontecer noutros mercados será realizada uma prova temática de vinhos raros conduzida pelo jornalista João Paulo Martins, dirigida aos principais líderes de opinião do mercado.
Além disso haverá também, pela primeira vez, um momento dedicado ao consumidor final, durante o qual cerca de 400 consumidores terão igualmente a oportunidade de degustar os vinhos nacionais.
Na véspera da prova, no dia 4 de Março, será ainda organizado um workshop gratuito (mediante inscrição) específico sobre o canal de distribuição “on-trade”, para o qual estão convidados todos os agentes aconómicos que pretendam expandir a sua presença neste canal de distribuição.
Reino Unido é “mercado de referência”
“O Reino Unido é um mercado de referência para os vinhos portugueses, sendo o terceiro principal mercado para as exportações em valor”, afirma Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, em comunicado enviado ao Boas Notícias.
“Embora seja um mercado tradicional, continua a liderar a definição de tendências seguidas por outros mercados e é muito relevante por constituir uma porta para outros países”, acrescenta o responsável.
De acordo com Jorge Monteiro, “a forte participação neste evento revela a consciência da importância deste mercado e o positivo interesse dos produtores portugueses em tirarem proveito desta oportunidade ao nível de contacto com os principais públicos-alvo deste mercado”.
A ViniPortugal é a associação interprofissional do setor vitivinícola que tem como missão promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelência.
A organização procura valorizar a marca “Vinhos de Portugal”, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do valor dos vinhos portugueses, assim como da sua diversidade através da promoção dos vinhos tranquilos portugueses em 11 mercados internacionais.