Um produto que mistura o tradicional azeite com folhas de ouro comestível é a mais recente aposta de um produtor transmontano, da Casa Aragão. Este azeite contém ouro de 23 quilates e, ainda que o consumidor não consiga ver o metal dourado, poderá saborear a combinação de dois produtos com benefícios para a saúde.
À agência Lusa, o produtor da Casa Aragão referiu que às vantagens inerentes ao azeite, uma gordura natural rica em várias vitaminas, juntam-se os benefícios do ouro, utilizado há mais de seis mil anos pelos egípcios no combate a doenças como o reumatismo e até como afrodisíaco.
Artur Aragão explica que a ideia surgiu do exemplo de outros mercados internacionais, onde o ouro é utilizado na confeção dos produtos, alegando alguns especialistas que o consumo deste metal precioso traz benefícios ao organismo eliminando toxinas e retardando o envelhecimento da pele.
“Existe um sorvete de Nova Iorque, nos Estado Unidos da América, que custa 2.500 dólares, um hambúrguer também com folha de ouro, em Las Vegas, ao preço de 666 dólares”, refere o produtor.
Quanto ao preço de mercado, o produtor avança que uma garrafa de 250 mililitros do azeite com ouro custará cerca de cinco euros, que se traduz num custo “um pouco mais caro” daquilo que é praticado no mercado.
Porém, Artur Aragão destaca que este produto se destina, principalmente, para o mercado internacional, sendo o mercado asiático e o dos EUA a maior aposta desta empresa nacional.
O ouro comestível é diferente do ouro utilizado, por exemplo, na produção de joias, já que neste último caso o ouro é misturado com outras ligas metálicas que podem ser tóxicas para o organismo. As folhas de ouro comestíveis são ouro puro e têm vindo a ganhar protagonismo em produtos alimentares sobretudo por uma questão estética, uma vez que as suas propriedade alimentares não estão comprovadas.
Em Londres, a empresa Connoisseur Gold vende folhas de prata e ouro comestível que podem ser encomendadas pela internet – um livro com cinco folhas de ouro de 23 quilates custa cerca de cinco euros. No site da empresa é possível saber um pouco mais sobre este luxuoso ingrediente e até consultar algumas receitas.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]