Desde Março deste ano, a Prio, produtora de biodiesel, já instalou no país 40 oleões para servir de pontos de recolha de óleos alimentares usados. Esta iniciativa faz parte do projeto “Prio TOP Level” e tem como objetivo melhorar a gestão de óleos alimentares usados que são produzidos, e assim aumentar os níveis de reciclagem destes resíduos em Portugal.
O óleo alimentar usado reciclado está já a ser usado para produzir biodiesel que é, desde o início, uma forte aposta da Prio.
Dos 40 oleões já instalados e, tal como previsto, cinco são oleões avançados que foram colocados nos postos da PRIO nos distritos de Lisboa, Porto e Aveiro. Atualmente, este projeto já garantiu pontos de recolha em 11 distritos (presença em 34 concelhos), tendo ainda sido distribuídas pela empresa mais de 5.000 mini-oleões aos portugueses para facilitar a recolha dos óleos alimentares usados produzidos nas suas casas.
O projeto ‘Prio TOP Level’ conta com um investimento de 3 milhões de euros, previsto para os próximos quatro anos para a instalação dos primeiros do país. Até 2020, a Prio espera instalar 605 oleões avançados.