Conhecer o espaço sempre foi um dos grandes sonhos do Homem. Já há algumas décadas que as viagens espaciais são possíveis para astronautas profissionais, mas a partir de agora qualquer pessoa – que possa pagar – vai poder ver a Terra do espaço.
O porto aeroespacial que estava a ser construído há vários anos foi hoje inaugurado pelo seu mentor e proprietário, Richard Branson, e na cerimónia estiveram também presentes a governadora do Novo México, Susana Martinez e o astronauta Buzz Aldrin, notícia a imprensa internacional.
Do porto aeroespacial vão partir os voos comerciais da Virgin Galactic. Cada viagem pode custar até 200 mil dólares (cerca de 145 mil euros) e demora cerca de duas horas e meia. Durante o passeio os turistas vão ainda poder desfrutar de cinco minutos de ausência de gravidade.
“Esta obra é absolutamente magnífica”, disse Richard Branson à BBC. “Isto é literalmente fora deste mundo, e era precisamente isso que queríamos criar”.
Turista espacial português leva vinho do porto ao espaço
A viagem inaugural irá levar 150 pessoas mas, no total, já 300 pessoas adquiriram o bilhete para ir ao espaço, entre eles cinco portugueses.
Mário Ferreira vai ser o primeiro português a realizar a viagem e leva uma companhia especial para este voo: uma garrafa de vinho do Porto à prova de queda e gravidade zero, sendo esta uma inovação portuguesa da Taylor’s.
Máxima segurança
Em Setembro, o centro espacial tinha informado a imprensa de que o porto estaria pronto em 2013, mas a inauguração foi antecipada. A primeira viagem deve ocorrer ainda no final deste ano. No entanto, antes disso vão ser feitos voos experimentais, para garantir a total segurança dos passageiros.
“Queremos ter a certeza que testámos a nave espacial de todas as formas antes de os passageiros iniciarem as viagens”, explicou Branson à BBC. A segurança é algo prioritário, mas para dar todas as garantias Richard irá a bordo da viagem inaugural, com os seus filhos.
Para aceder ao site da Virgin Galactic clique aqui.