Quem observar Winter a fazer piruetas e a mergulhar, não imagina que este golfinho é diferente dos outros. Mas Winter só voltou a recuperar a sua mobilidade graças à prótese especialmente concebida para a sua cauda.
Winter perdeu a mãe quando tinha apenas dois meses, e pouco depois acabou presa numa armadilha de caranguejos. Foi Jim Savage, que se encontrava perto do local a pescar, que ouviu os guinchos dolorosos de Winter e que a salvou, com a ajuda das autoridades locais.
Depois de ser acolhida pelo Clearwater Marine Aquarium, os especialistas concluíram que os ferimentos eram tão sérios que a cauda teria de ser amputada. Isso fez com que Winter ficasse com os seus movimentos muito limitados, mesmo para simplesmente nadar.
Sem se conformarem, os tratadores de Winter decidiram encomendar uma prótese especial para a sua cauda ao cientista irlandês Kevin Carrol. Foi um desafio: a prótese demorou ano e meio a construir e foram precisos 50 protótipos até chegar à perfeição, já que esta prótese tinha de oferecer capacidade de movimentos para todos os lados. Mas valeu a pena: Winter é hoje em dia um golfinho com capacidade de movimentos igual aos outros.
Agora, a estória inspiradora de Winter e dos seus salvadores chega ao grande ecrã, com a própria Winter a desempenhar o papel principal. Morgan Freeman, Harry Connick Jnr e Ashley Judd vão contracenar com este golfinho para mostrar ao mundo como a prótese mudou a sua vida. Realizado por Charles Martin Smith, o filme chega às salas de cinema dos EUA em outubro.
Clique no link acima para ver o trailer do filme Winter Tale.