Pela primeira vez uma equipa de investigação nacional sequenciou o genoma completo de um animal, conforme anuncia o Instituto de Biologia Molecular (IBMC) da Universidade do Porto, em comunicado oficial.
[Fotografia: IBMCUP]Pela primeira vez uma equipa de investigação nacional sequenciou o genoma completo de um animal, conforme anuncia o Instituto de Biologia Molecular (IBMC) da Universidade do Porto, em comunicado oficial.
O feito inédito teve como protagonista uma mosca da fruta, a “Drosophila americana” (inexistente em Portugal), que apresenta grandes variações na sua longevidade, o que a torna um excelente modelo para estudos genéticos sobre o envelhecimento da população.
A equipa portuguesa foi coordenada pelo geneticista Jorge Vieira, do IBMC, em colaboração com investigadores do CRACS-INESC Porto L.A. e o Institut für Populationsgenetik, da Áustria.
Até ao momento, 12 espécies de moscas-da-fruta tiveram o genoma descodificado, incluindo a mais famosa de todas, a “Drosophila melanogaster”, um dos modelos muito utilizados em investigação genética.
Os dados já foram disponibilizados publicamente num site de livre acesso, criado pela equipa para que outros cientistas internacionais puderem utilizar estes dados em estudos de evolução ou de genética comparativa entre diferentes organismos.
“Ter o genoma de Drosophila americana completamente sequenciado era uma necessidade para avançar nos nossos estudos”, justifica ao Público, o investigador Jorge Vieira.
[Notícia sugerida pela utilizadora Bruna Cunha]