Esta é a primeira vez que se realiza um concurso de esculturas feitas de lata em Portugal. As escolas portuguesas têm agora a oportunidade de recolher latas e construir as respetivas obras para participar no concurso “É Preciso Ter Lata”, que acontece de 22 a 28 de Março, no Agrupamento de Escolas de Fajões, Oliveira de Azeméis.
“Além do lado criativo, este evento – cuja arte tem já milhões de seguidores nos EUA e noutros países do mundo – tem um lado solidário uma vez que as latas das esculturas serão, mais tarde, doadas a instituições de solidariedade social, apoiando a luta contra a fome”, explicou o professor Dénis Conceição, mentor da iniciativa, ao Boas Notícias.
As escolas que quiserem participar só precisam de se inscrever (através do email eprecisoterlata@agrupamento-fajoes.pt) até dia 31 de Janeiro. Depois, cada equipa tem de enviar o resumo do projeto até 20 de Fevereiro.
As obras de arte serão construídas entre as 15:00 e as 23:00, do dia 22 de Março, no Pavilhão Gimnodesportivo do Agrupamento de Escolas de Fajões, em Oliveira de Azeméis. Os nomes dos vencedores serão anunciados na cerimónia de entrega de prémios, a 23 de Março, entre as 18:00 às 20:00.
As esculturas a concurso devem ser construídas integralmente com latas de comida, nas categorias “Melhor refeição” (de acordo com os alimentos das latas da escultura), “Melhor escultura” (design) e “Melhor uso de rótulos” (cores e combinação gráfica). Cada escultura não poderá ter mais de 2,4 metros de altura e ocupar uma área superior a 9 metros quadrados (3 m x 3 m).
As obras vão estar patentes ao público, que será convidado a votar na sua escultura favorita, entre 23 e 27 de Março. No dia 28, as esculturas serão desmanteladas e as latas seguirão para as instituições particulares de solidariedade social indicadas pelas equipas.
O professor Dénis Conceição salienta que este concurso é, sobretudo, “uma oportunidade única para os alunos e a escola se envolverem com a comunidade, apostando em ações de solidariedade”. Só em 2012, este concurso de construções em lata angariou, nos EUA, mais de 1.500.000 refeições para famílias carenciadas.
Os vencedores receberão prémios oficiais Canstruction® e as suas esculturas vão representar Portugal na competição internacional na qual um painel de jurados avaliará as obras através de fotografias.
O evento conta com uma Comissão de Honra e um painel de jurados, que serão anunciados oportunamente. Regulamento, vídeo de divulgação e outros documentos estão disponíveis em www.agrupamento-fajoes.pt.
Saiba mais sobre este original concurso no Facebook do evento.