O Matchedje, o primeiro carro moçambicano, foi lançado esta semana em Maputo e terá um preço inicial de quinze mil euros.
O Matchedje, o primeiro carro moçambicano, foi lançado esta semana em Maputo e terá um preço inicial de 15 mil euros.
O primeiro lote de veículos todo-o-terreno vai contar com cem unidades para venda, com um preço especial de 15 mil euros (595 mil meticais), no âmbito do 50º aniversário das Forças Armadas moçambicanas.
A Matchedje vai lançar cerca de trinta mil veículos, entre veículos todo-o-terreno, autocarros de transporte de passageiros e motorizadas, que estão a ser produzidos na fábrica da empresa, numa parceria com uma empresa chinesa.
A segunda fase do projeto será feito ao longo dos próximos dois anos, entre 2015 e 2016, altura em que a fábrica terá capacidade para produzir cerca de cem mil veículos, já com unidades de pintura, soldagem e outras infraestruturas.
Já entre 2017 e 2020, a produção deverá atingir os quinhentos mil veículos de todos os tipos, incluindo a produção de acessórios para automóveis.
“A Matchedje Motors vai estabelecer um Plano de Formação de Mecânica, Química, Eletrónica e de Indústria Automóvel para os moçambicanos. Esta fase vai trazer uma profunda mudança para o povo de Moçambique, porque, uma vez concluído, espera-se que a produção anual seja de cerca de 150 mil milhões de dólares (117 mil milhões de euros) ”, explica Carlos Nizia, diretor de vendas da empresa, em comunicado.
Notícia sugerida por Maria da Luz