A propósito do Dia Mundial do Animal, que se celebra esta quinta-feira, o Zoo de Lisboa acaba de apresentar o mais recente membro da família: o primeiro Gorila bebé a nascer no jardim zoológico português.
A propósito do Dia Mundial do Animal, que se celebra esta quinta-feira, o Zoo de Lisboa acaba de apresentar o mais recente membro da família: o primeiro Gorila bebé a nascer no jardim zoológico português, filho do macho Nasibu, de 16 anos, e da fêmea Anguka, de 17.
A pequena cria, que nasceu recentemente, saudável e com dois quilos de peso, permanece para já muito ligada à mãe, que a transporta no dorso ou ao colo por toda a instalação. Ainda assim, aponta o Zoo em comunicado enviado ao Boas Notícias, “o pai tem um papel fulcral na integração da nova cria no grupo”, já que os gorilas são muito sociáveis e brincam com todos os elementos do “clã”.
O parque temático explica que “este é um nascimento muito especial”, uma vez que se trata de “uma espécie considerada em perigo de extinção” pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
De acordo com aquele organismo, esta espécie pode entrar em extinção por volta de 2050 devido à desflorestação, à produção agrícola e, principalmente, à caça, o que faz com que a chegada ao mundo do novo bebé tenha sido muito comemorada.
Para celebrar este nascimento foi também lançado um passatempo, denominado “Dá um nome ao Gorila bebé do Zoo”, que convida os portugueses a sugerir nomes para a cria.
O participante que sugerir o nome “mais original e criativo” receberá um KIT Padrinho, tornando-se padrinho oficial do animal e vendo o seu nome publicado no site oficial do Jardim Zoológico. Quem quiser participar tem apenas de enviar um e-mail com o nome completo e a respectiva sugestão para o e-mail promocao@zoo.pt até 10 de Outubro.