Muitas são as pessoas que passam todo o ano a desejar a chegada do verão, ansiosas pelo bom tempo e os longos dias na praia. No entanto, quando este finalmente chega, poucas são aquelas que protegem a pele de forma adequada, levando ao aparecimento de queimaduras solares. Para que possa usufruir do verão em pleno sem deixar que os escaldões estraguem a sua boa disposição, siga os conselhos de Lamicreme e o Boas Notícias têm para lhe dar.
Apanhar sol é muito importante para a nossa saúde. Contudo, quando este é excessivo, pode provocar queimaduras solares. A pele fica vermelha e dorida, podendo ainda ocorrer o aparecimento de bolhas, febre e calafrios.
O melhor é evitar o seu aparecimento, devendo para isso não expor a sua pele diretamente ao sol entre as 11h00 e as 15h00, altura do dia em que os raios de sol estão mais fortes. Deve também utilizar roupas que o protejam dos raios UV, bem como óculos e chapéus, e usar e abusar de um protetor solar com elevado fator de proteção, que deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol e depois de duas em duas horas.
A verdade é que nem sempre estes cuidados existem, resultando nos famosos escaldões, um dos principais responsáveis pelas lesões na pele. Caso tal aconteça, e de forma moderada, existem formas de minimizar os danos e o desconforto.
Deverá sair do sol assim que sentir os primeiros sintomas e retirar a roupa ou os acessórios que estejam em contacto com a lesão.
Se a pele já estiver lesada e bastante vermelha deverá arrefecer a zona com água fria, aplicando de seguida compressas embebidas em água.