A equipa nacional composta pelas ginastas Laura Sales (GCP), Margarida Ferreira (GCP) e Maria Canilhas (GCP) encerrou a participação no 36º Campeonato do Mundo de Ginástica Rítmica com um balanço muito positivo: 10 exercícios sem falhas de queda de aparelho (Laura Sales-4 Margarida Ferreira- 4 e Maria Canilhas-2), duas ginastas na primeira metade da tabela do concurso geral (Laura Sales e Margarida Ferreira), uma ginasta com classificações na primeira metade da tabela em todos os aparelhos (Laura Sales) e resultados que garantem a obtenção do Estatuto de Alto Rendimento Nível B do Instituto Português do Desporto e Juventude (Laura Sales e Margarida Ferreira).
Ontem, após as 110 ginastas inscritas nos aparelhos Fita e Maças realizarem os seus exercícios, Margarida foi 38ª com 14.450 pontos no primeiro aparelho e 59ª com 13.750 pontos no segundo. De referir que a ginasta ficou apenas a um lugar do 1º terço da tabela em Fita, uma excelente prestação nesta que foi a sua primeira participação num Campeonato do Mundo. Laura foi 42ª em Fita com 14.150 pontos e 44ª em Maças com 14.750 pontos.
No concurso geral (soma dos 4 aparelhos) Laura alcançou a 52ª posição e Margarida a 55ª entre 120 ginastas participantes. Enquanto equipa Laura, Margarida e Maria somaram um total de 117.300 pontos que lhes valeu o 24º lugar entre 38 equipas em prova.
Segundo a Federação de Ginástica de Portugal, estes foram sem dúvida alguns dos melhores resultados obtidos nos últimos anos por ginastas portuguesas em eventos deste calibre. “A delegação está contente com este desfecho e orgulhosa por ter representado e bem as cores da bandeira nacional num evento deste formato que contou com a presença de 61 países.”