Sandra Correia, presidente executiva da empresa algarvia de cortiça Pelcor, acaba de ser eleita a Mulher de Negócios 2012.
Sandra Correia, presidente executiva da empresa algarvia de cortiça Pelcor, acaba de ser eleita a Mulher de Negócios 2012. O título, atribuído pela revista Máxima, vem, mais uma vez, premiar o trabalho da portuguesa, que, em 2011, conquistou também o troféu de Melhor Empresária da Europa, atribuído pelo Parlamento Europeu e Conselho Europeu das Mulheres Empresárias.
A empresária aproveitou a fábrica de rolhas de cortiça do pai para se lançar no mundo da moda e do design, integrando, hoje, a terceira geração de uma empresa industrial familiar. A história da Pelcor, marca que criou, começou em 2002, depois de Sandra Correia ter sido desafiada pela Associação Portuguesa de Mulheres Empresárias a representar Portugal numa feira internacional.
No decurso do evento, a portuguesa apresentou o guarda-chuva de cortiça que viria a tornar-se um ícone da Pelcor e, desde então, a marca tem vindo a crescer: além de produzir rolhas para champanhes, licores e vinhos de grande prestígio internacional, cria também produtos de design luxuosos tendo por base a casca de sobreiro.
Entre estes produtos estão, por exemplo, bolsas de cosmética, carteiras, aventais e até uma linha exclusiva criada para a cantora norte-americana Madonna em 2008, ano em que a artista veio atuar em Portugal.
Mulheres gerem “de forma mais aberta e intuitiva”
Em declarações à revista Máxima, que agora a distinguiu, Sandra Correia defendeu que “numa época de crise, o empreendedorismo deve ser fomentado pelo próprio empreendedor e não ser imposto”.
“Foi assim que nasceu a Pelcor, com base numa necessidade da nossa empresa, criando um nicho de mercado que não existia a nível nacional e internacional”, frisou a empresária, que considera a marca um exemplo de “empreendedorismo aliado à necessidade”.
Falando das diferenças entre a gestão no masculino e no feminino, Sandra Correia disse acreditar que as mulheres gerem os seus negócios de forma “mais aberta e intuitiva, porque a mulher, pela sua própria natureza, é mais intuitiva que o homem, mas, ao mesmo tempo, mais exigente”.
Sandra Correia, de 41 anos, é licenciada em Comunicação Empresarial e mestre em Ciências Económicas, encontrando-se atualmente a concluir o doutoramento em Ciências Económicas na Universidade de Huelva, em Espanha.
O prémio Mulher de Negócios da revista Máxima, que já vai na sua 13ª edição, distingue mulheres que atingiram o topo das suas carreiras e que estão na primeira fila da liderança das empresas, nomeadamente empresárias, presidentes e administradoras.
[Notícia sugerida por Fernando Casimiro]