Negócios e Empreendorismo

Presidente da Pelcor é a mulher de negócios do ano

Sandra Correia, presidente executiva da empresa algarvia de cortiça Pelcor, acaba de ser eleita a Mulher de Negócios 2012.
Versão para impressão
Sandra Correia, presidente executiva da empresa algarvia de cortiça Pelcor, acaba de ser eleita a Mulher de Negócios 2012. O título, atribuído pela revista Máxima, vem, mais uma vez, premiar o trabalho da portuguesa, que, em 2011, conquistou também o troféu de Melhor Empresária da Europa, atribuído pelo Parlamento Europeu e Conselho Europeu das Mulheres Empresárias. 
 
A empresária aproveitou a fábrica de rolhas de cortiça do pai para se lançar no mundo da moda e do design, integrando, hoje, a terceira geração de uma empresa industrial familiar. A história da Pelcor, marca que criou, começou em 2002, depois de Sandra Correia ter sido desafiada pela Associação Portuguesa de Mulheres Empresárias a representar Portugal numa feira internacional.
 
No decurso do evento, a portuguesa apresentou o guarda-chuva de cortiça que viria a tornar-se um ícone da Pelcor e, desde então, a marca tem vindo a crescer: além de produzir rolhas para champanhes, licores e vinhos de grande prestígio internacional, cria também produtos de design luxuosos tendo por base a casca de sobreiro.
 
Entre estes produtos estão, por exemplo, bolsas de cosmética, carteiras, aventais e até uma linha exclusiva criada para a cantora norte-americana Madonna em 2008, ano em que a artista veio atuar em Portugal.

Mulheres gerem “de forma mais aberta e intuitiva” 

 
Em declarações à revista Máxima, que agora a distinguiu, Sandra Correia defendeu que “numa época de crise, o empreendedorismo deve ser fomentado pelo próprio empreendedor e não ser imposto”.
 
“Foi assim que nasceu a Pelcor, com base numa necessidade da nossa empresa, criando um nicho de mercado que não existia a nível nacional e internacional”, frisou a empresária, que considera a marca um exemplo de “empreendedorismo aliado à necessidade”. 
 
Falando das diferenças entre a gestão no masculino e no feminino, Sandra Correia disse acreditar que as mulheres gerem os seus negócios de forma “mais aberta e intuitiva, porque a mulher, pela sua própria natureza, é mais intuitiva que o homem, mas, ao mesmo tempo, mais exigente”.
 
Sandra Correia, de 41 anos, é licenciada em Comunicação Empresarial e mestre em Ciências Económicas, encontrando-se atualmente a concluir o doutoramento em Ciências Económicas na Universidade de Huelva, em Espanha.
 
O prémio Mulher de Negócios da revista Máxima, que já vai na sua 13ª edição, distingue mulheres que atingiram o topo das suas carreiras e que estão na primeira fila da liderança das empresas, nomeadamente empresárias, presidentes e administradoras.

[Notícia sugerida por Fernando Casimiro]

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close