Portugal arrecadou quatro prémios – um de platina e três de ouro – na competição promovida pela publicação internacional de comunicação visual Graphis. Todos os anos, esta publicação, fundada em 1944 na Suíça, seleciona os melhores trabalhos de design de entre milhares de candidatos.
O prémio Platina foi para o Whitestudio, na categoria “Packaging” (embalagens). Num projeto realizado para a aguardente da marca Esporão (na foto), o designer do Whitestudio Eduardo Aires impressionou o júri conferindo à garrafa a forma de uma embalagem de perfume apresentada numa caixa de cartão.
Quanto ao ouro, um dos galardões foi para João Machado, na categoria “Books” (livros) graças ao livro sobre selos que o designer desenhou para a Caleidoscópio. Neste trabalho, João Machado optou por uma capa preta com um enorme retângulo que por sua vez está dividido em outros nove retângulos coloridos, remetendo para a imagem de uma folha de selos.
Também o português Sérgio Alves foi distinguido com ouro na categoria “Posters“. O trabalho premiado consiste num cartaz realizado para a peça Aninando da companhia de teatro Terra na Boca. A imagem mostra letras que sugerem o formato de móveis de madeira e duas caras mascaradas construídas a partir de recortes.
Por fim, a Sonae mereceu o galardão de ouro pelo design da sua imagem corporativa. A adaptabilidade e mutabilidade do logótipo da Sonae – composto de vários círculos azuis – captaram a atenção do júri.
Este é o segundo prémio recebido daquela publicação, pela empresa portuguesa, depois de, no ano passado, o Relatório e Contas da Sonae ter sido distinguido com um Platinum Award e integrado no ranking Graphis 100 Best Annual Reports 2011.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes, Elsa Martins, Tila Abreu dos Santos e Daniela Caetano]