A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) decretou uma redução de 18,5% do preço do gás natural. A descida dos preços será faseada, com os preços a baixarem primeiro em Maio e depois em Julho.
O Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propôs uma redução de 18,5% do preço do gás natural. A ser aprovada, a descida dos preços deverá ser faseada, com os preços a baixarem primeiro em Maio e depois em Julho.
Em comunicado de imprensa, a ERSE explica que, com esta descida, o universo dos consumidores residenciais e de serviços (com consumo anual de gás natural inferior ou igual a 10 000 m3) observará, a partir de Julho, face ao ano anterior, uma variação tarifária de -18,5%.
Estas tarifas aplicáveis a partir de Julho de 2016 implicam, para os orçamentos familiares dos exemplos apresentados, uma redução de cerca de 2,36 euros ou 4,63 euros numa fatura média mensal de cerca de 10,61 euros ou 20,03 euros (sem impostos), respetivamente, correspondentes, a agregados familiares de duas ou quatro pessoas.
?A fixação de tarifas de gás natural para o ano gás 2016-2017, obedece a um conjunto de princípios que ponderam o equilíbrio de interesses entre os consumidores e as empresas reguladas?, nomeadamente, a adesão dos clientes ao mercado livre, a redução do preço do petróleo e a estabilização do preço do gás natural nos mercados internacionais, acrescenta a ERSE.
A primeira descida faseado dos preços acontece já dia 1 de Maio com a redução de 6,1% do valor da tarifa, face ao valor que tinha entrado em vigor em Julho de 2015, seguindo-se nova descida, de 13,3%, a 1 de Julho.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes