Arrancou no sábado, em Portugal, por iniciativa da Brigada do Mar, aquela que é "provavelmente a maior limpeza de praia do mundo". Até dia 25 de Maio, mais de 200 voluntários vão limpar o lixo espalhado ao longo de 45 quilómetros de frente atlântica.
Arrancou no sábado, em Portugal, por iniciativa da Brigada do Mar, aquela que é “provavelmente a maior limpeza de praia do mundo”. Até dia 25 de Maio, mais de 200 voluntários vão limpar o lixo espalhado ao longo de 45 quilómetros de frente atlântica entre as praias de Melides e Tróia.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Brigada do Mar – um projeto que arrancou em 2009 por iniciativa de um grupo de portugueses que, em 10 dias, conseguiu recolher mais de 40 toneladas de lixo – explica que a intervenção vai debruçar-se sobre zonas que são, na sua maioria, “essencialmente desertas ou não concessionadas mas com uma biodiversidade única e que urge proteger”.
A ação vai envolver mais de duas centenas de pessoas e uma complexa organização logística e será um dos eventos a representar Portugal na iniciativa Let's Clean Up Europe 2014 (“Vamos Limpar a Europa 2014”, da qual o Boas Notícias deu recentemente conta).
Este ano, com o apoio da Câmara Municipal de Grândola, a Brigada do Mar vai concentrar o lixo recolhido em dois pontos (Carvalhal e Melides) “para sensibilizar mais entidades e também a população em geral sobre o desastre ecológico que ocorre no mar e na nossa costa”.
De realçar que, já em 2014, os responsáveis pelo projeto realizaram, em Março, em parceria com a Câmara Municipal de Odemira, ações de sensibilização e de limpeza nas praias do concelho ao longo de quatro dias com a colaboração de 155 voluntários que recolheram mais de três toneladas de resíduos.
Neste momento, para além da grande ação de limpeza entre Melides e Tróia, a Brigada do Mar está também a desenvolver contactos para estender esta iniciativa a outros concelhos do País, bem como outros projetos de cooperação internacional com foco nas boas práticas de intervenção ambiental e desenvolvimento sustentável.
No total, a quantidade de lixo recolhido nas últimas edições ultrapassa as 120 toneladas, destacando-se, entre os resíduos recolhidos, embalagens de plástico das mais variadas proveniências, vidro e cartão, milhares de cotonetes, lâmpadas florescentes, comprimidos, eletrodomésticos degradados, entre outros.