Há várias praias portuguesas entre os 19 "paraísos" do surf da Europa. A edição espanhola da reconhecida publicação turística Condé Nast Traveler acaba de compilar as melhores praias europeias para os surfistas.
Há várias praias portuguesas entre os 19 “paraísos” do surf da Europa. A edição espanhola da reconhecida publicação turística Condé Nast Traveler acaba de compilar as melhores praias europeias para os surfistas, consideradas “legendárias” pelas suas águas cristalinas, ondas e paisagens.
O Algarve e as suas praias aparecem, desde logo, em destaque nesta compilação, já que o nome da região portuguesa é imediatamente associado a “praias de águas límpidas, festas e um ambiente surfista”, que a transformam “num lugar privilegiado para apanhar ondas mas também para desfrutar do encanto” de locais como a Carrapateira.
A revista internacional destaca a “natureza selvagem” da Praia do Tonel e da Praia do Castelejo, em Sagres, “lugares perfeitos para recarregar baterias”, e o hotel Memmo Baleeira, do surfista Rodrigo Machaz.
A praia do Guincho, em Cascais, é outra das favoritas da Condé Nast, onde é possível desfrutar de uma “paisagem excecional, com uma costa que se estende até aos penhascos do cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa”.
“É considerada uma das melhores praias de Cascais, pelas suas águas e areais”, escreve a publicação, que alerta para a força das ondas e do vento que, apesar de perigosas, “são compensadas pela cor cristalina das suas águas atlânticas”.
Portugal está também representado na lista da Condé Nast pelas praias de Peniche, descritas como “um paraíso do surf com maiúsculas” para desfrutar do Verão. “Se é a primeira vez que sobe a uma prancha, as escolas Peniche Surf Camp ensinam-lhe o básico e numa semana estará a 'surfar' com toda a naturalidade”, frisa a revista.
A praia de Santa Cruz, em Torres Vedras, é outro exemplo de “natureza selvagem” e “uma das mais concorridas do Verão”, sendo um local habitual para a prática do surf e do bodyboard.
Finalmente, e porque é um destino incontornável quando se fala de surf, não tivesse sido declarada reserva mundial da modalidade, a Condé Nast dá destaque à Ericeira, em particular à Praia de Coxos, onde é possível 'surfar' algumas “das mais poderosas ondas de Portugal”. Também a praia de Ribeira d'Ilhas, que acolhe o Campeonato Mundial de Surf, merece uma menção.
Da lista da publicação fazem parte diversas outras praias em Espanha, havendo também representantes de países como o Reino Unido, a Itália e a Croácia.
Clique AQUI para aceder à compilação das melhores praias para a prática de surf da Condé Nast (em espanhol).
Notícia sugerida por António Resende