por redação
Vão ter Bandeira Azul 320 praias, mais seis que em 2016, anunciou José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). As 320 praias localizam-se em 83 concelhos, 28 são praias fluviais e 292 praias costeiras.
Archer diz que o Algarve tem maior número de praias com Bandeira Azul e que a região Centro é a zona com maior número de praias fluviais premiadas.
Praias como Srª da Graça, Bico, Vimieiro e Lapa dos Dinheiros são apenas algumas que recebem a Bandeira Azul pela primeira vez. Já as praias de Angeiras Sul, Areeiro, Vale de Centeanes são algumas que voltam a ser galardoadas pela Bandeira.
Algumas marinas do Parque das Nações ou de Ponta Delgada saíram por “não conseguiram cumprir todos os novos critérios”, disse José Archer.
Entre os critérios para a atribuição da Bandeira Azul, assinala-se a “qualidade da água”. “informação e educação”, “gestão ambiental e equipamentos” e “segurança e serviços”.
Ricardo Diniz, navegador solitário, vai estrear-se como primeiro embaixador da iniciativa Bandeira Azul.
As primeiras Bandeiras Azuis de 2017 vão ser hasteadas na praia de Ponta Delgada, no concelho de S. Vicente, na Madeira, no dia 1 de junho, no dia 14 na praia da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, e no dia 09 na Doca de Recreio de Santo Amaro, em Lisboa.