“Numa altura em que os pedidos de ajuda chegam todos os dias, é importante estarmos organizados e respondermos quando é necessário”, disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Póvoa de Santa Iria, Jorge Ribeiro.
Nesta fase de arranque do projeto aderiram cinco farmácias da freguesia e duas ópticas. A ideia surgiu depois de os serviços sociais constatarem que nas famílias sinalizadas com dificuldades económicas a farmácia ficava em segundo plano pela falta de dinheiro.
Os cartões de desconto serão entregues às instituições que acompanham estes casos queo encaminharão para os utentes sinalizados. O cartão é individual, mas pode ser utilizado pelo agregado familiar.
Segundo a Junta de Freguesia, cada família será acompanhada periodicamente e, ao fim de um ano, é feita uma avaliação para perceber se ainda se justifica o apoio concedido.
A intenção da autarquia e dos serviços sociais é aumentar o número de estabelecimentos aderentes à iniciativa. Numa segunda fase, o objetivo é solicitar o apoio de clínicas dentárias.