O objetivo deste concurso literário, que já vai na quinta edição, é criar e consolidar hábitos de leitura, bem como fortalecer práticas de escrita criativa e valorizar a expressão literária.
As propostas devem ser entregues em qualquer uma das bibliotecas promotoras do evento (Biblioteca Municipal, Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso).
O tema do texto é livre e os participantes terão que enviá-lo com um máximo de dez páginas, até ao dia 27 de Fevereiro. A competição vai-se processar em quatro escalões: alunos do 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e Secundário/Público Geral.
Os trabalhos serão avaliados por um júri, constituído por um membro de cada agrupamento e por um elemento da Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso. Os vencedores serão anunciados durante a Semana da Leitura de 2015, que decorre entre 16 a 18 de Março.
Uma centena de trabalhos a concurso em 2014
Os textos serão avaliados de acordo com três critérios: a criatividade e originalidade, a coerência e coesão do texto, e a qualidade literária.
A iniciativa tem como parceiros o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) da Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares.
Na edição de 2014 do Concurso Literário António Celestino houveram cerca de cem trabalhos a concurso.
Os vencedores foram Miriam Gonçalves, no primeiro escalão, Inês Pires no segundo, Bruno Freitas no terceiro escalão, Joana Correia no escalão Secundário e José Abílio Coelho no escalão Público em Geral.
António Celestino é um escritor nascido na Póvoa de Lanhoso em 1917. Durante a sua carreira literária, escreveu obras como 'Gentes da Terra', 'Poemas de Cera Perdida' ou 'Contos em Forma de Cereja'. Faleceu em 2013, aos 95 anos de idade.
Veja AQUI o regulamento do concurso.