Na passada sexta-feira, o Estado Português assinou um protocolo que formaliza a participação da Siemens no programa MOBI.E, designado para introduzir e massificar a utilização de veículos elétricos em Portugal. A empresa encontra-se neste moment
Na passada sexta-feira, o Estado Português assinou um protocolo que formaliza a participação da Siemens no programa MOBI.E, designado para introduzir e massificar a utilização de veículos elétricos em Portugal. A empresa encontra-se neste momento a desenvolver dois protótipos de postes de abastecimento para automóveis elétricos, que deverão estar no mercado ainda este ano.A Siemens, empresa instalada no nosso país há 105 anos, tem apostado no fornecimento de soluções e produtos sustentáveis e, por isso, apresenta soluções para toda a cadeira de valor do carro elétrico: instrumentação interior do automóvel e no desenvolvimento de postos de abastecimento e redes inteligentes e os sistemas bidirecionais que integram o carro elétrico nas Smart Grids, a base do sistema de distribuição de energia do futuro.
A empresa prevê que o seu protótipo de postes de abastecimento esteja pronto para lançamento comercial no segundo semestre de 2010.
Através do programa MOBI.E, o Governo pretende posicionar o país como pioneiro na adoção de novos modelos de mobilidade sustentável, que possam explorar a relação com a rede elétrica e a integração com as cidades, através da criação de uma das primeiras infraestruturas de carregamento de veículos elétricos com cobertura nacional.