por redação
Neste “ranking de Shangai”, considerado um dos mais importantes do mundo, o Técnico está no intervalo entre as 50 e 75 melhores instituições de ensino superior do mundo nesta área, à frente de instituições como a Johns Hopkins University ou a Duke University. A lista é liderada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) com quem o Técnico possui vários graus conjuntos.
Também a Universidade de Lisboa, em que o Técnico está integrado, melhorou consideravelmente a sua posição estando agora entre as 200 melhores do mundo
“A qualidade da investigação e desenvolvimento do IST, associada à qualidade dos nossos professores, alunos e graduados, têm permitido obter posições de destaque nos rankings internacionais, que são mais uma vez confirmadas por este ranking”, sublinha Arlindo Oliveira, presidente do Técnico. “O posicionamento do IST nos rankings internacionais contribui para afirmar a qualidade da engenharia Portuguesa, e projecta positivamente a imagem do nosso país na Europa e no mundo. Este ranking vem mais uma vez confirmar que o Técnico é uma das melhores escolas de engenharia europeias,a par (neste ranking) com universidades tão consideradas como Oxford, TU Eindhoven, TU Munich e KU Leuven”, acrescenta o responsável máximo pelo Instituto Superior Técnico.
O Academic Ranking of World University, também conhecido como Ranking de Shangai, usa indicadores objetivos para classificar as universidades e suas formações, a nível mundial, incluindo o número de ex-alunos vencedores do Prémio Nobel e Medalha Field, número de investigadores citados, artigos publicados e indexados, e desempenho docente, entre outros. Mais de 1.200 universidades são analisadas e classificadas, sendo publicadas as 500 melhores.