O concurso foi lançado ainda em 2009, no mês de novembro, mas a cerimónia europeia de entrega dos prémios teve lugar no passado dia 10 de maio. Os cartazes concebidos pelos jovens – que tiveram de trabalhar em equipas de, pelo menos, quatro elementos – deveriam ilustrar um dos direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança.
O cartaz elaborado pelos alunos da Escola Secundária do Forte da Casa (na foto) ilustra o direito à educação e foi considerado o melhor entre os 3.895 cartazes submetidos a concurso na mesma categoria (15-18 anos).
“Garantir e promover os direitos das crianças é a melhor forma de celebrar o 20.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, afirmando ao mesmo tempo um valor europeu fundamental”, declarou o Vice-Presidente Jacques Barrot aquando do lançamento do concurso. “Trabalhar em grupo grupo na Convenção sobre os Direitos da Criança dará aos jovens um melhor conhecimento dos seus direitos, permitindo-lhes assim invocá-los sempre que necessário”, acrescentou.
Os melhores cartazes serão apresentados nos sítios Web das Representações da Comissão nos Estados-Membros e no servidor Europa. Poderão igualmente vir a ser utilizados em futuras campanhas europeias.
[Notícia sugerida pela utilizadora Ana Melo Baptista]