Os portugueses são os cidadãos da Europa que mais apostam na partilha do automóvel para as deslocações diárias. A conclusão é de um novo estudo, apresentado a propósito do Dia Europeu Sem Carros, assinalado a 22 de Setembro.
Os portugueses são os cidadãos da Europa que mais apostam na partilha do automóvel para as deslocações diárias. A conclusão é de um novo estudo, apresentado a propósito do Dia Europeu Sem Carros, assinalado a 22 de Setembro, que mostra que Portugal é o país europeu onde o “carsharing” é mais popular.
O estudo conduzido pelo Observador Cetelem acerca do futuro do mercado automóvel e dado a conhecer esta quarta-feira indica que, no último ano, 28% dos portugueses partilharam deslocações, uma percentagem significativamente superior à média europeia (20%) e que representa um aumento notável face a 2013.
Com efeito, explica a entidade responsável pelo estudo em comunicado enviado ao Boas Notícias, no ano passado já muitos portugueses (43%) manifestavam interesse na utilização conjunta de viatura, mas apenas 6% recorriam efetivamente a esta alternativa, o que corresponde a um aumento de 22 pontos percentuais.
“Além de ser uma consequência da crise económica, [o aumento do carsharing] revela também uma maior consciencialização dos portugueses para o impacto negativo do uso do carro para o ambiente”, destaca o Observador Cetelem, realçando que 57% dos portugueses consideram que os automóveis são, atualmente, a maior causa de poluição e que 64% apontam as emissões de gases com efeitos de estufa como um dos seus principais inconvenientes.
A acompanhar a crescente tendência da partilha de deslocações entre consumidores, têm surgido, igualmente, inúmeros portais e sites que facilitam e incentivam esta alternativa de mobilidade: só no último ano foram anunciadas mais de 11.000 viagens no Boleia.net, um dos mais conhecidos sites do género.
Jovens são os que mais recorrem ao “carsharing”
Segundo o estudo, os jovens são os mais adeptos das boleias, com a maioria dos utilizadores daquele portal (58%) a pertencer à faixa etária dos 20 a 35 anos. Os cinco trajetos mais pesquisados são Porto-Lisboa, Lisboa-Porto, Porto-Braga, Lisboa-Setúbal e Lisboa-Coimbra e a maior parte dos anúncios (63%) diz respeito a viagens ocasionais, embora as viagens regulares (37%) sejam cada vez mais comuns.
“Não sendo possível eliminar totalmente os automóveis, as boleias levam a uma redução da taxa de motorização e, consequentemente, a uma diminuição das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera”, nota Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.
“Os portugueses, à semelhança dos europeus, estão a modificar o seu comportamento face ao automóvel e mostram-se cada vez mais recetivos a novas formas de mobilidade, mais económicas e ecológicas”, acrescenta o responsável, que acredita que “se ontem o automóvel era visto como um bem individual, no futuro será, certamente, um bem partilhado entre consumidores”.
As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2014 do Observador Cetelem foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE.
Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de Novembro de 2013, em oito países da Europa (Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha, Bélgica, Reino Unido e Turquia), com amostras representativas das populações nacionais (pelo menos 600 pessoas por país), num total de 4.830 pessoas questionadas pela Internet.
O Dia Europeu Sem Carros que se comemora na próxima segunda-feira, dia 22 de setembro, pretende sensibilizar os consumidores para a importância da redução do tráfego, como forma de melhorar a qualidade de vida através da garantia da sustentabilidade dos recursos naturais, que só é possível com a redução das emissões de CO2.
Notícia sugerida por Maria Pandina