Os cibernautas portugueses são os mais motivados da Europa e os segundos mais motivados de entre 33 países analisados pela Mindshare.
Os cibernautas portugueses são os mais motivados da Europa e os segundos mais motivados de entre 33 países analisados pela Mindshare. Segundo um relatório divulgado este mês, em Portugal as pessoas utilizam a internet, sobretudo, para pesquisar e consultar informação, comunicar e expressar opiniões.
O relatório intitulado “Are You Digitally Normal?”, uma investigação Mindshare Digital Normalness Index (MDNI) que estuda as motivações para a utilização do meio digital, em 33 países, foi divulgado esta semana. O objetivo do estudo é ajudar a perceber o que guia as pessoas para estarem online e qual a sua atitude quando estão 'ligadas'.
Expressão individual e comunicação, entretenimento, pesquisa de informação e transações foram as quatro principais motivações analisadas neste estudo. Os dados destas motivações foram cruzados com o nível das infra-estruturas de cada país, através da análise da cobertura no acesso à Internet e a velocidade média de conexão.
No estudo, os portugueses e os italianos revelaram que são os que mais usam a internet para pesquisar informação, ocupando os dois países o primeiro lugar da lista neste parâmetro de avaliação do comportamento online.
Já em termos de expressão individual (por exemplo criação e atualização de blogues) e comunicação com outros cibernautas, Portugal fica no terceiro lugar do ‘ranking’ antecedido apenas pela China (em primeiro) e pelo Chile (em segundo).
Em termos de utilização da internet para transações (por exemplo compras online), os portugueses parecem menos motivados embora, mesmo assim, conquistem um razoável sétimo lugar, entre os 33 países.
Também a pesquisa de entretenimento (ver vídeos ou ouvir música), não está entre as prioridades dos cibernautas nacionais que, neste parâmetro, ocupam apenas o 17º lugar do ‘ranking’.
Feitas as contas de cruzamento dos quatro parâmetros e comparando com outros países, os portugueses revelaram ser os utilizadores de internet mais motivados da Europa e os segundos mais motivados do mundo.
Ainda de acordo com informação avançada pelo relatório, com base em dados do site comScore, mais de 841 milhões de pessoas acederam, em maio de 2013, ao Facebook. Cada utilizador único gerou mais de 408 mil milhões de pagviews na maior rede social do mundo, sendo que cada visita teve uma duração média de 13 minutes.