Concebida por José Poeiras e por José Araújo e com cenografia do também português Éric da Costa, que trabalhou com o ator António Feio, a exposição apresenta pela primeira vez tecnologias originais cedidas pela NASA e réplicas em tamanho real que, em conjunto com painéis explicativos, são suportadas por estruturas em madeira e fibra de vidro das empresas nacionais Leonel Bicho e Guliver.
“É uma exposição que abrange toda a história da NASA e não só, em que os visitantes entram na exposição como se estivessem a entrar num foguetão”, explicou José Poeiras, em declarações à agência Lusa.
Numa área de mais de dois mil metros quadrados, o visitante fica ainda a conhecer os visionários que tiveram o sonho de ir à lua, a começar por Júlio Verne, a história da corrida ao espaço disputada por russos e americanos e projetos atuais da NASA, como o do turismo espacial.
Organizada pela empresa holandesa John Nurminem Events, a mostra reúne mais de duas centenas de peças da NASA, entre originais e réplicas. “Para a montagem da exposição, durante dois meses, levei uma equipa maioritariamente constituída por portugueses”, acrescentou José Poeiras.
A exposição foi inaugurada no final de janeiro na Suécia, onde vai ficar patente até ao dia 06 de novembro, e vai percorrer nos próximos seis anos vários países europeus, sem incluir Portugal. Saiba mais em www.ahumanadventure.com.