Publicada em dezembro de 2010 no jornal australiano The Sun-Herald, a obra de Rowe foi a vencedora da categoria de Cartoon Editorial, no âmbito da qual também foram distinguidos o polaco Pawel Kuczynski, com o cartoon “Made in China”, e o mexicano Alecus, autor de “Chilean Miners”.
O retrato de D. João I, rei de Portugal [na imagem], assinado por João Vaz de Carvalho e publicado na revista Noticias Magazine em abril do ano passado, obteve o primeiro lugar entre as caricaturas submetidas a concurso.
No segundo e terceiro lugares da categoria ficaram, respetivamente, o mexicano Angel Boligán Corbo, com uma caricatura de Julian Assange publicada no jornal El Universal, e o português Santiagu, com uma Madre Teresa de Calcutá desenhada para o semanário Repórter do Marão.
Destacam-se ainda o brasileiro Samuca, cujo cartoon “Pedophilia” venceu o primeiro lugar da categoria de Desenho de Humor, seguindo-se “Schengen”, de Agim Sulaj, e “Hard Childhood”, da autoria do espanhol Tomás Serrano.
O World Press Cartoon, realizado em Sintra, distingue e dá a conhecer os melhores trabalhos produzidos e publicados em jornais ou revistas de todo o mundo, durante o ano de 2010. O júri internacional, presidido pelo cartoonista António, analisou um total 822 desenhos de 462 autores, publicados em jornais e revistas de cerca de 70 países.
A exposição World Press Cartoon Sintra 2011 apresenta ao público 401 obras, as quais estarão patentes no Museu de Arte Moderna de Sintra até 30 de junho, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00. O evento é de entrada livre.