Os portugueses preferem fruta e legumes nacionais. As conclusões são de um estudo realizado pela Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP) e pela Agriciência, onde se faz jus ao lema "o que é nacional é bom".
Os portugueses preferem fruta e legumes nacionais. As conclusões são de um estudo realizado pela Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP) e pela Agriciência, onde se faz jus ao lema “o que é nacional é bom”.
Os resultados , divulgados em comunicado, dão conta de que os consumidores portugueses consideram os produtos de origem nacional melhores por serem “mais saborosos, frescos, saudáveis e seguros”.
Segundo o estudo, 80% das compras deste tipo de produtos são feitas nas grandes superfícies e há quatro fatores determinantes na escolha dos consumidores: o preço, a cor, o país de origem e a aparência do produto.
Nas frutas e nos vegetais, o preço é um critério de escolha “importante para a maioria dos portugueses”, mas não decisivo. De acordo com o inquérito, “no caso da fruta, é apenas o 4º critérios em termos de importância, sendo o critério 'país de origem' o mais frequentemente mencionado”.
No caso dos legumes frescos, a “aparência” é o critério que é mais mencionado como sendo o mais determinante na selecção de produtos, logo seguido pelo “país de origem”.
Os inquiridos reveleram ainda dar pouca relevância às promoções no que diz respeito à aquisição destes produtos, bem como às embalagens dos mesmos, que são pouco valorizadas.
Também a atual conjuntura económica veio alterar os comportamentos dos portugueses que, agora, “compram menos quantidade de cada vez, mas mais vezes por semana”.
Em relação à origem dos produtos, os inquiridos demonstraram uma atitude muito positiva relativamente aos produtos nacionais. Embora mais caros, 80% dos inquiridos prefere comprar fruta e legumes portugueses.
A maioria dos inquiridos afirma também ser um consumidor assíduo, uma vez que adquire estes produtos pelo menos uma vez por semana (88%). Em matéria de quantidades adquiridas, a maioria dos portugueses são “grandes” compradores de fruta, comprando mais de 2kg por semana e 8% mais de 5kg.
O estudo “Comportamentos de compra de frutas e hortícolas em Portugal” tem por base um inquérito on-line realizado pela Agriciência a pedido da FNOP, entre 22 de Outubro de 2012 e 23 de Janeiro de 2013.
Notícia sugerida por Elsa Martins