“Noite Sangrenta” está nomeada para Melhor Minissérie do festival, ao lado de grandes produções como “Carlos”, “The Kennedys” e “The Pillars of Earth”. Esta série, realizada por Tiago Guedes e Frederico Serra (Coisa Ruim), foi encomendada pela RTP para celebrar a centenário da República.
A obra, com argumento de Tiago Rodrigues, foi exibida em Outubro de 2010 e o elenco conta com atores como Nuno Lopes e Gonçalo Waddington.
A série “Pai à força” também representa Portugal no festival. Esta série, também transmitida pela RTP, recebeu nomeações para várias categorias: Melhor Produtor Internacional e Melhor Produtor Europeu para Jorge Marecos Duarte, Melhor Ator para Pêpê Rapazote e Sinde Filipe e Melhor Atriz para Cláudia Oliveira e Isabel Abreu.
Este ano, a atriz Isabel Abreu está duplamente nomeada na categoria de Melhor Atriz pelas duas minisséries em que desempenha papéis e que estão ambas nomeadas no festival.
A nível da informação, a SIC encontra-se nomeada na categoria de Grandes Reportagens com O Meu Nome é Portugal, da jornalista Ana Sofia Fonseca. A reportagem apresenta a vida de João Sabadino Portugal, que foi capturado por soldados portugueses em Moçambique, em 1967.
[Notícia sugerida por Teresa Teixeira]