por redação
Segundo o relatório do INE “o indicador de confiança dos Consumidores aumentou entre setembro e fevereiro, retomando a trajetória positiva observada desde o início de 2013 e apresentando o valor mais elevado desde março de 2000”.
Publicado nesta segunda- feira, o relatório do INE aponta que “os indicadores de confiança aumentaram na construção e obras públicas, no comércio e nos serviços, tendo estabilizado na indústria transformadora”.
A evolução do indicador de confiança dos consumidores no último mês resultou do contributo positivo de todas as componentes, perspetivas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar, da situação económica do país e da poupança e, mais expressivamente, das expetativas relativas à evolução do desemprego.
Já a Indústria Transformadora estabilizou em fevereiro, “interrompendo a expressiva trajetória positiva iniciada em junho, refletindo no mês de referência o contributo positivo das opiniões sobre a procura global, enquanto as perspetivas de produção e as apreciações sobre a evolução dos stocks de produtos acabados contribuíram negativamente”.