Os portugueses doaram um total de 2.445 toneladas de bens alimentares durante mais uma campanha promovida, este fim-de-semana, pelos Bancos Alimentares Contra a Fome.
Os portugueses doaram um total de 2.445 toneladas de bens alimentares durante mais uma campanha promovida, este fim-de-semana, pelos Bancos Alimentares Contra a Fome. Apesar do “evidente agravamento da situação económica” e da “redução do rendimento disponível”, os organizadores consideram que os resultados refletem “uma nova e concludente manifestação de solidaridade” por parte dos cidadãos.
Esta campanha mobilizou cerca de 39.200 voluntários e decorreu em 1.181 superfícies comerciais espalhadas um pouco por todo o país, nomeadamente em Abrantes, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santárem, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu e ainda no arquipélago da Madeira e nas ilhas açorianas de S. Miguel e Terceira.
“Estes números evidenciam uma extraordinária adesão e mostram que a solidariedade dos portuguesesé maior do que a crise”, afirma Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em comunicado.
“Os resultados impressionam tanto mais quanto sabemos que muitos dos que contribuem estão numa situação difícil e provam ainda que os portugueses se unem quando acreditam e quando os projetos são claros e mobilizadores”, acrescenta a responsável.
Os bens alimentares recolhidos durante mais esta ação serão distribuídos a partir da próxima semana a 2.221 instituições de solidariedade social nacionais, que, depois, os farão chegar a 389.200 pessoas sob a forma de cabazes de alimentos ou refeições confecionadas.
Até 9 de Junho é ainda possível doar alimentos através de vales nas superfícies aderentes ou na plataforma eletrónica http://www.alimentestaideia.net, que permite aos utilizadores efetuarem as suas doações sem sair de casa, escolhendo o que querem oferecer às famílias de entre um conjunto de produtos alimentares essenciais.
De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, foi distribuído, em 2012, um total de 28.323 toneladas de alimentos (com valor estimado de 39.651 milhões de euros) doados pelos portugueses, numa média diária de 113 toneladas por cada dia útil.
Notícia sugerida por David Ferreira