Investigadores portugueses criaram uma pulseira inteligente que mede a temperatura dos bebés de forma prática.
Investigadores portugueses criaram uma forma mais prática de verificar a temperatura de um bebé. Uma pulseira inteligente de monitorização revela os níveis de calor do corpo apenas pelo contacto com a pele.
O projeto da Universidade de Coimbra, iniciado em 2011, encontra-se agora em fase final de testes e de conceção de um protótipo que será apresentado à indústria. A pulseira está pensada para garantir o conforto da criança e para facilitar a tarefa aos pais e educadores.
O termómetro será constituído por duas partes distintas, sendo o exterior insensível à temperatura e o interior preenchido com um reservatório que ativa a mudança de cor da pulseira quando o bebé atinge os 38.0ºC.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, Filipe Antunes, coordenador do projeto, explica que a grande vantagem desta pulseira é a autonomia que apresenta por “trabalhar continuamente sem necessitar de pilhas ou bateria”. Também os materiais utilizados na criação deste projeto são pensados para garantir a segurança da criança, tendo a garantia de que, se o reservatório se romper, “os produtos não causam qualquer lesão ao bebé”.
O design da pulseira inteligente foi também desenhado para ser discreto e facilitar a medição da temperatura com a maior comodidade para a criança. Neste momento, os investigadores estão a finalizar o método que permitirá à pulseira atingir a temperatura de 38.0ºC.
Para além desta funcionalidade, a equipa está também a adaptar a tecnologia para outras aplicações, como será o caso de embalagens de congelados e de vinho, permitindo ao consumidor ter conhecimento se os produtos foram mantidos à temperatura certa e se são adequados para consumo.