Os alunos envolvidos pertencem ao Departamento de Engenharia Mecânica da UA e estão envolvidos no projeto ATLAS, que visa desenvolver sistemas avançados a ser introduzidos em automóveis. O ATLASCAR é um carro equipado com sensores que permitem ao veículo conhecer a estrada e o ambiente em redor.
É um completo robot que dispensa condutor, estando “adaptado para estudos avançados na assistência ao condutor”. O ATLASCAR consegue realizar manobras, que são possíveis graças aos computadores e atuadores instalados a bordo.
Esta quarta-feira o carro vai ser apresentado, pelas 14h30, no parque subterrâneo em frente da Reitoria da Universidade. Na sessão será feita uma demonstração operada remotamente por uma pessoa no exterior, e uma outra em condução partilhada entre um condutor e os comutadores do sistema, lê-se no comunicado da faculdade.
Haverá ainda uma “apresentação baseada na deteção e seguimento autónomo de um peão a uma distância de segurança para ilustrar as capacidades de deteção e condução” do veículo.
A apresentação do carro ocorre no âmbito na Semana Aberta da Ciência e Tecnologia, uma iniciativa promovida pela Agência Nacional Ciência Viva, na qual a UA participa anualmente. Desde a sua 1ª edição, em 2000, cerca de 57 mil participantes já estivem presentes nas mais de 4 mil sessões e 800 atividades até agora realizadas.
Para saber mais informação sobre este carro, visite o site do projeto, clicando AQUI.
Veja um vídeo de apresentação do carro, clicando no link em cima.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta, Ruben Baía e Vitor Fernandes]