Portugal teve a sua melhor prestação de sempre numa competição europeia de corta-mato, ao obter sete medalhas nas Açoteias, Albufeira. Em termos coletivos, a Seleção Nacional conseguiu o terceiro triunfo consecutivo em seniores femininos e Jessica Augusto arrecadou o primeiro ouro a título individual.
Foi neste domingo que a atleta Jessica Augusto se tornou na primeira portuguesa a chegar ao topo do pódio nos Europeus de Corta-Mato.
“Estou bastante feliz, este era o meu objetivo da época de inverno. Foram todos espetaculares, batemos mais um recorde. Eu era uma das favoritas e decidi assumi-lo logo desde o início sem falsas modéstias. Gosto de correr assim, forte, e desgastar as adversárias logo no início”, contou a corredora à assessoria de imprensa da prova realizada em Portugal.
Também Dulce Félix conseguiu o terceiro lugar no pódio, assim como os atletas masculinos Youssef El Kalai e Rui Pinto. Foram ainda arrecadadas três medalhas coletivas – ouro para as seniores femininas e prata nos seniores masculinos e juniores masculinos.
Segundo o selecionador nacional de atletismo, José Barros, “há situações que ainda temos de analisar com profundidade mas, olhando para aquilo a que as pessoas dão mais importância, que são os pódios, conseguir sete medalhas e ouvir o hino duas vezes é muitíssimo positivo”, disse à agência Lusa.
[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]