Chegou ao fim a 6ª edição do Portuguese Surf Film Festival. Esta foi, a maior edição de sempre, quer pelo número de filmes apresentados, 23 no total, quer pela afluência do público na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira. Também os eventos paralelos de arte ao vivo encantaram e criaram mais um motivo de interesse para quem visitou o festival.
Com esta edição, a Ericeira abraçou mais uma semana intensa onde o cinema de surf ficou marcado pela qualidade e foi celebrado de forma pura e genuína. Durante a cerimónia de entrega de prémios, a organização do PSFF partilhou o quão difícil foi escolher estes vencedores, pois eram muitos os filmes a merecer destaque. “A qualidade dos filmes apresentados continua a aumentar, o que torna cada vez mais interessante este nicho de cinema para o grande público e muita criteriosa a seleção oficial para os festivais”, dizia em declaração Susana Andrade, diretora do festival.
Estes foram os vencedores PSFF’17:
Best Feature film: NERVOUS LAUGHTER
Best short: BLACKBOY
Best Soundtrack: THE CHURCH OF THE OPEN SKY
Best in Sustainability: GIVEN
Impactful Story: GAZA SURF CLUB
Women in Surf Films: BEING THERE
Best Ericeira: SACA – O FILME DE TIAGO PIRES
Audience Award: WET DREAMS
Menção Honrosa: BLUE ROAD
Os prémios PSFF são oferecidos pela Câmara Municipal de Mafra e pela Maui and Sons e o prémio da mais recente categoria, Women in Surf Films, é oferecido pela Sirensong Wetsuits. Quanto aos troféus, os deste ano tiveram a assinatura da arista Lisa Marques.
Para o ano ficou prometido que haverá certamente mais daquele que é um dos eventos importantes no calendário cultural nacional e do surf.