Duas portuguesas acabam de sagrar-se as grandes vencedoras da Manga Jiman 2012 Competition, competição de banda desenhada manga promovida pela Embaixada do Japão no Reino Unido.
Duas portuguesas acabam de sagrar-se as grandes vencedoras da Manga Jiman 2012 Competition, competição de banda desenhada manga promovida pela Embaixada do Japão no Reino Unido. Gisela Martins e Sara Ferreira, ambas residentes em Inglaterra, deixaram para trás cerca de 70 participantes de todo o país.
por Catarina Ferreira
Gisela, de 33 anos, natural de Proença-a-Nova, e Sara, lisboeta de 31 anos, já trabalhavam juntas desde 2005 e decidiram participar no concurso para “acima de tudo, conhecer pessoas na área da publicação e criação de manga” no Reino Unido, visto ser uma das áreas em que trabalham e pela qual nutrem um “carinho especial”, revelam em entrevista ao Boas Notícias.
As duas ilustradoras portuguesas entraram na prova – subordinada ao tema “Ganbare”, uma expressão japonesa que significa 'Dá o teu melhor', Não desistas', 'Vai em frente' – com um trabalho denominado “I love you”, que acabou por lhes valer o primeiro prémio, anunciado no passado mês de Fevereiro.
“O nosso trabalho desenvolveu-se sob a forma de um rapaz que tenta confessar o que sente por uma rapariga ao longo dos anos até ao momento em que finalmente ganha coragem para o fazer”, explicam, ao Boas Notícias, as vencedoras, que se confessam ser “leitoras ávidas de manga” e que sonharam desenhar profissionalmente “desde pequenas”.
“Felizmente já tivemos a oportunidade de o fazer para algumas revistas independentes e entre projetos profissionais estamos a desenvolver duas histórias originais”, desvendam Gisela e Sara, que irão agora colaborar com a Embaixada do Japão em Londres no desenvolvimento da imagem do próximo concurso.
Além da experiência de terem “corrido o risco de desmaiar no palco com a surpresa da vitória”, brincam, as artistas ganharam também “duas viagens de ida e volta ao Japão com destino ainda a decidir”. A decisão, essa, vai levar tempo. “Temos muita pesquisa para fazer sobre os locais que queremos visitar!”, afirmam.
Quanto ao balanço da experiência, Gisela e Sara admitem que este não podia ser melhor. “Foi uma experiência muito positiva com a Embaixada do Japão, porque, além da interação, tivemos a oportunidade de receber pessoalmente as opiniões dos júris e isso ajudou-nos a abranger o nosso ponto de vista quanto à história e arte que apresentámos”.
O próximo passo do percurso das artistas gráficas será o desenvolvimento, em conjunto com os vencedores de anos anteriores do concurso Manga Jiman, de uma “antologia” que, esperam, deverá ser publicada “ainda este ano”.
Clique AQUI para fazer download e ler (em inglês) a história completa escrita e desenhada pelas portuguesas e AQUI para visitar o site oficial das artistas.