A competição promovida pela Royal Philips Electronics pedia aos concorrentes que captassem algumas das paisagens naturais, instalações ou eventos que mais os atraíssem em termos de soluções de luz.
Segundo explica o site lightnowblog.com, os dez finalistas – de vários países do mundo – foram selecionados pelos visitantes do site onde as imagens estavam expostas. Os utilizadores votaram nas suas preferidas através do Twitter, Facebook e LinkedIn.
Na final, Paula Rainha foi a grande vencedora e, ainda neste mês de setembro, vai fazer uma viagem de três meses à volta do mundo, com passagem por aqueles que são alguns dos lugares mais inspiradores e inovadores em termos de luz.
Pessoas são a maior inpiração de Paula
Paula é arquiteta mas tirou um curso em Londres com o tema “Light & Linghting”. Em Inglaterra trabalhou depois como designer de iluminação durante cinco anos.
A portuguesa foi selecionada de um grupo com bastante talento, mas acabou por levar o título. “Os nossos júris estavam todos em completo acordo quanto a Paula ser a pessoa ideal para ficar com esta fantástica oportunidade de viajar à volta do mundo e experienciar alguns dos pontos turísticos de iluminação mais inspiradora”, explica o site da Philips.
Paula entrou nesta competição porque “acreditava que ia ser a oportunidade de uma vida, como uma designer de iluminação independente, poder fazer aquilo de que mais gosto: viajar, explorar a luz e aprender”, disse no portal da Philips.
Ao longo do percurso, Paula Rainha vai atualizar um blog, onde além de partilhar a viagem, irá postar fotografias e vídeos. A ideia é criar uma comunidade de profissionais e entusiastas da área.
“A minha inspiração na iluminação e na vida em geral vem das coisas que nos rodeiam, da natureza, ciência, arquitetura, design, arte, diferentes culturas, artes performativas e, mais importante, das pessoas. As pessoas são definitivamente a minha grande fonte de inspiração”, explica no site do patrocinador Philips.