Joana Branco dos Santos, que frequenta um doutoramento na Universidade de Leicester (Reino Unido), foi premiada por um projeto que desenvolveu com quatro colegas: a criação de sementes que dão café sem cafeína.
A investigadora portuguesa
Joana Branco dos Santos, que neste momento frequenta um doutoramento na Universidade de Leicester (Reino Unido), foi premiada por um projeto que desenvolveu com mais quatro colegas: a criação de sementes que dão café sem cafeína.
Imagine que o seu descafeinado tem o mesmo sabor do café 'normal'. É este privilégio que a equipa do projeto SenzaSeeds quer oferecer aos consumidores.
Com este conceito, a equipa conquistou, em Dezembro, o primeiro prémio do concurso Biotechnology Young Entrepreneurs Scheme, organizado pela Universidade de Nottingham, recebendo 2.500 libras (perto de 3.500 euros). Centenas de projetos competiram pelo prémio principal.
Os investigadores criaram sementes que dão café sem cafeína o que faz com que os grãos não precisem de ser tratados quimicamente para ficarem descafeinados, sendo que também preservam o sabor original.
Além do conceito, a equipa conquistou o júri com o plano de negócios que apresentou para comercializar o produto.
A equipa vencedora do concurso Biotechnology Young Entrepreneurs Scheme foi anunciada em Dezembro de 2014 e os prémios foram entregues no final de Janeiro, na Gala da Associação Bioindustrial britânica, que decorreu em Londres.
A equipa de Joana Branco dos Santos vai ter, agora, a oportunidade de apresentar o seu produto e a respetiva empresa – a SenzaSeeds – na competição Rice Business Plan que decorre em Abril nos Estados Unidos.
Notícia sugerida André Luís e Maria Manuela Mendes
Comentários
comentários