Maria Silva, estudante de mestrado em Design Gráfico da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria (ESAD.CR/IPLeiria), arrebatou o primeiro lugar no desafio Navigator Dreams: Global Talent Design 2018, com o tema “Estudantes”, nas categorias de Ilustração e Melhor Making Of. Ao concurso, que propunha a criação de uma ilustração para integrar as resmas de papel A4 para estudantes da marca, concorreram 591 projetos, oriundos de 49 países. A ilustração de Maria Gonçalves será assim a cara das resmas de papel A4 da gama Estudantes.
A estudante da ESAD.CR/IPLeiria criou uma ilustração onde o papel se assumiu como elemento principal, valorizando-o e destacando-o. “Os modelos foram planeados em Autocad e Adobe Illustrator, e cortados com plotter de corte, em papel colorido”, explica Maria Silva.
Nos seus projetos os concorrentes tinham de obrigatoriamente aludir aos estudantes, numa vertente tecnológica e divertida, além de integrar na ilustração a palavra “students”.
No projeto vencedor “os objetos cortados e colados em papel colorido criam um ambiente estudantil, havendo referências ao estudo, mostradas a partir do computador e do caderno, às redes sociais transmitidas pelo telemóvel, mas também a diversão e os sonhos, pela máquina fotográfica, pela música e pelas cores alegres”, explica Maria Silva. A estudante conta que a execução do trabalho demorou sensivelmente um mês, desde a conceção à montagem, fotografia e edição dos ficheiros.