A menção honrosa foi conseguida por Jorge Pedro Martins Nogueira, finalista da Escola Secundária Emídio Garcia, de Bragança, onde acabou o liceu com uma média final de 19,9 valores.
Jorge Nogueira mostrou-se “orgulho” por ter conseguido “o primeiro prémio para Portugal, ainda que seja apenas uma menção honrosa”. Ainda que os outros três colegas não tenham alcançado nenhum prémio, esta foi a melhor participação portuguesa de sempre.
A equipa portuguesa que se deslocou ao Japão é ainda constituída pelos alunos Gonçalo Vitorino Bonifácio, da ES José Saramago (Mafra), Marta Cristina Neves Aguiar da ES de Homem Cristo (Aveiro), e Alexandre Faia Carvalho da ES/B3 de Peniche.
Os alunos foram acompanhados pelas docentes do Departamento de Química da Universidade de Aveiro que coordenaram a preparação, Amparo Faustino e Diana Pinto.
As Olimpíadas Internacionais de Química têm provas de elevado grau de exigência, com um programa de química de grande extensão. O desempenho dos alunos é não só condicionado pela qualidade do ensino secundário de cada país mas também pelo número de anos de preparação específica.
A menção honrosa alcançada no Japão dá o direito a Jorge Nogueira à presença direta, em outubro, nas Olimpíadas Iberoamericanas, de onde quer trazer a medalha de ouro, conforme garantiu à TSF.