Sob o mote “Better City, Better Life”, a World Urban Campaign é uma plataforma patrocinada pela UN-Habitat que promove políticas e práticas sustentáveis no setor da urbanização, uma temática que, para as Nações Unidas, deve ser “prioritária no seio da comunidade internacional”.
O júri da competição, composto por cinco designers internacionais de renome, considerou que o logótipo de João Borges “não só incorporava totalmente a World Urban Campaign e a sua missão, como também serviria aplicações funcionais e pragmáticas desta iniciativa global composta por vários parceiros, culturas e línguas”, pode ler-se na página oficial da iniciativa.
Ao portal CiênciaHoje.pt, João Borges explica, por sua vez, o que representa o seu logótipo: “Tentei criar um símbolo que potenciasse tudo aquilo que é a noção de cidade, unidade, quadriculas, diferença, política comum, etc., de forma a criar um globo”.
O trabalho foi apresentado já no passado mês de março, no V Fórum Urbano Mundial que se realizou no Rio de Janeiro, Brasil.
O português, que integrou a equipa de designers da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, é também artista plástico, investigador e formador em duas pós-graduações no Departamento de Museologia da Faculdade de Letras do Porto.
Veja aqui o processo de design do logótipo criado por João Borges.