Pedro Castelo Branco é investigador num dos maiores hospitais pediátricos, o hospital Sick Kids, no Canadá, onde descobriu junto com a sua equipa, uma nova forma de tratamento de tumores cerebrais em crianças.
Pedro Castelo Branco é investigador num dos maiores hospitais pediátricos, o hospital Sick Kids, no Canadá, onde descobriu junto com a sua equipa, uma nova forma de tratamento de tumores cerebrais em crianças.Existe uma enzima, chamada polimerase, que se encontra ativa nas células iniciadoras de tumores. As células iniciadoras de tumores são responsáveis pela recorrência ou reincidência tumoral. São também responsáveis pela resistência às terapias convencionais”, explicou o cientista via Skype à SIC.
O que a equipa do investigador português conseguiu descobrir foi precisamente um inibidor que permite anular o efeito desta enzima. A consequência será a de impedir o reaparecimento do tumor e tornar as células cancerígenas mais sensíveis aos tratamentos.
Pedro Castelo Branco considera que o tratamento também poderá ser aplicado a adultos. Os ensaios clínicos vão começar ainda este ano.
Os tumores cerebrais são dos menos estudados pelos cientistas e dos de mais difícil acesso. Constituem também uma das principais causas de mortalidade infantil associada ao cancro.