Hugo Araújo superou mais de 830 mil jogadores virtuais para, depois, participar numa prova de automobilismo real organizada em Inglaterra pela Sony e pela Nissan, onde alcançou o 3º lugar do pódio, na geral europeia. De volta a Portugal, Hugo não desiste de seguir o seu sonho e já conquistou vitórias nas pistas nacionais.
Mais de 830 mil fãs do jogo Gran Turismo 5, da Playstation 3, participaram no apuramento de pilotos realizado, no Verão do ano passado, pela Sony e pela Nissan. No entanto, apenas os três melhores de cada país conseguiram ser apurados para as corridas com automóveis reais que se realizaram posteriormente.
Hugo Araújo, um diretor comercial de 31 anos, foi um dos apurados nacionais tendo ficado inserido no grupo Ibérico composto por três portugueses e três espanhóis. A prova GT Academy 2012 decorreu em Agosto de 2012, em Silverstone, Inglaterra, ao volante de um Nissan 370Z GT4.
Em Inglaterra, a participação de Hugo foi auspiciosa, tendo vencido a maior parte das provas de qualificação o que lhe permitiu ficar entre os seis finalistas que participaram na corrida final. “Em Silverstone apenas tivemos provas de condução real não pegando mais em simuladores. Fomos acompanhados por instrutores, por pilotos de Fórmula 1 e de rally”, explica Hugo Araújo ao Boas Notícias.
Um sonho que se tornou realidade
Na corrida final, Hugo partiu na segunda posição, mas “devido à chuva a prova não correu tão bem como esperava”. Mesmo assim, o português conquistou o terceiro lugar da geral europeia, trazendo “o primeiro pódio para Portugal neste tipo de eventos, muito perto de trazer a vitória para o nosso país”.
“Desde os 4 anos que sonho ser piloto de automóveis… O sonho acabou por se concretizar e, mesmo sem ter vencido o GT Academy, consegui fazer a minha primeira prova oficial”, explica Hugo Araújo ao Boas Notícias.
De regresso a Portugal – e apesar de não ter conseguido o prémio principal da GT Academy que consistia em assinar um contrato com a Nissan -, Hugo já voltou às pistas, tendo participado na Rampa da Penha Demoporto, em Guimarães, onde conseguiu um 3º, um 2º e um 1º lugar nas diferentes classes e categorias.
[Hugo Araújo recebe um dos prémios que conquistou em Guimarães]
Em 2013, Hugo Araújo espera voltar a levar “as cores nacionais aos pódios” embora admita que “no contexto económico atual” é mais difícil encontrar apoios. A próxima grande aposta é o campeonato de Sport-Protótipos de Portugal, que arranca em Março, em Braga. Até lá, o jovem piloto promete treinar e adquirir mais perícia, tanto nas pistas virtuais como nas pistas reais.
Clique AQUI para visitar o Facebook de Hugo Araújo e acompanhar últimas novidades na carreira do piloto.