Anteriormente, a responsabilidade da seleção dos vinhos portugueses era da escritora e crítica de vinhos britânica Sara Ahmed, que continuará a trabalhar com produtos de Portugal, mas noutra vertente.
André Ribeirinho será a partir de agora o responsável pela seleção dos vinhos e produtores nacionais que entram no guia, sendo que em cada ano tem de apresentar 25% de propostas novas, ou seja, todos os anos tem de incluir esta mesma quota de novidades.
Nas edições anteriores, Portugal entrava em conjunto com a Espanha, enquanto que agora terá uma secção exclusiva e um maior número de referências nacionais.
12 milhões de cópias
Fundado por Hugh Jonhson, este guia funciona como um glossário ao fazer recomendações de produtores e vinhos de todo o mundo, em vez de lhes dar pontuações, apresentando-os de forma sucinta e clara para que o consumidor possa fazer uma seleção informada.
Os Adegga WineMarket acontecem em Lisboa, Porto, Algarve, Bruxelas e Berlim. Em qualquer um destes eventos, os visitantes têm acesso à tecnologia desenvolvida pela equipa do Adegga, a SmartWineGlass.
Premiada internacionalmente, é uma ferramenta essencial para recordar os produtores visitados e os vinhos provados durante o evento. André Ribeirinho foi considerado, em 2010, a Personalidade do Ano na área do vinho pelo jornal Diário de Notícias. É ainda de destacar que André Ribeirinho participa regularmente no painel de jurados do Concurso Mundial de Bruxelas.