O português Jody Lot sagrou-se campeão mundial de pesca submarina ao conquistar a medalha de ouro no 28º Campeonato do Mundo da modalidade, que decorreu em Vigo, Espanha.
O português Jody Lot sagrou-se campeão mundial de pesca submarina ao conquistar a medalha de ouro no 28º Campeonato do Mundo da modalidade, organizado pela Confederação Mundial de Actividades Subaquáticas (CMAS), que decorreu em Vigo, Espanha.
Com a vitória na competição, realizada entre 5 e 8 de Julho, Jody Lot, que já tinha conquistado, o ano passado, o título de campeão europeu, entra definitivamente no grupo dos “grandes” da pesca submarina, sendo o primeiro português a conseguir a proeza.
O atleta luso destacou-se, assim, entre os 56 que participaram individualmente na competição, demonstrando grande regularidade durante o campeonato ao vencer a primeira jornada e ocupar o segundo lugar no pódio na jornada seguinte.
A Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) enviou para Vigo uma comitiva de oito pessoas, composta por três atletas titulares – Jody Lot, Pedro Silva e Rui Torres -, três atletas suplentes – António Silva, Carlos Lourenço e João Peixeiro – e ainda dois elementos da equipa técnica: Paulo Silva (selecionador) e Paulo Moreira.
De salientar que, nesta competição, esteve também outro português, Lourenço Silveira, que desempenhou a função de Juíz Internacional do Campeonato do Mundo CMAS.
No total, foram 19 as nações que participaram na competição, entre as quais Brasil, EUA, Noruega, Espanha, Rússia ou Peru. Na prova coletiva, foi a seleção espanhola a arrebatar o título de campeã do mundo.
[Notícia sugerida por Rita Caetano Branco]